O DEVER de proteção e cuidados as crianças e adolescentes no mundo virtual.
Resumo
O cuidado com nossas crianças vem naturalmente desde que nascemos; o maior cuida do menor com intuição e sentimento de proteção. No entanto, o mundo mudou e precisamos nos adaptar. Hoje, além dos cuidados, proteção e educação às crianças e adolescentes no mundo real, precisamos compreender também o "mundo digital", a era digital, que nos traz uma imensidão de recursos, tanto no entretenimento quanto nos estudos, com ferramentas que facilitam e agilizam. Ao acessar a internet, entramos em um ambiente paralelo e estamos livres para navegar, o que proporciona conteúdos educativos, vídeos, jogos pedagógicos, plataformas de ensino, cursos online, aplicativos que estimulam raciocínio lógico, memória e resolução de problemas, além de plataformas de desenho, música e escrita que incentivam a criatividade, e conexão social positiva, possibilitando o 
contato com familiares e amigos mesmo à distância, além de recursos que 
auxiliam crianças com deficiências. O mundo digital não é o vilão ou uma má influência, mas é necessário ter consciência de que temos o dever de auxiliar, cuidar e proteger crianças e adolescentes nesse ambiente. Além de tantos conteúdos positivos, há também o acesso a informações e riscos para os quais eles não estão emocional ou cognitivamente preparados. É preciso pensar em uma nova educação: a educação digital. O acesso deve ser consciente e compatível com a idade. Os riscos incluem: exposição a conteúdos inadequados como violência, pornografia, discurso de ódio e fake news; dificuldade em filtrar o que é apropriado; cyberbullying, que é a prática de agressões, intimidação e assédio virtual, podendo gerar ansiedade, depressão e queda no rendimento escolar; riscos à privacidade com exposição de dados e imagens; manipulação por pessoas mal-intencionadas; dependência tecnológica com uso excessivo de telas, 
prejudicando sono, concentração e relações sociais; e ainda, manipulação e desinformação, pois crianças e adolescentes não têm maturidade para distinguir o que é real, podendo ser influenciados por ideologias perigosas, golpes ou desafios nocivos, além do risco de contato com desconhecidos. Os impactos na saúde física e mental são graves, e precisamos exercer nosso dever de cuidar também no mundo digital, incentivando o uso equilibrado, orientado e supervisionado. Em 2014 foi criada a Lei do Marco Civil da Internet, garantindo direitos e deveres no ambiente digital. Já o ECA, criado em 1990, assegura a proteção integral de crianças e adolescentes como dever da família, da sociedade e do Estado. O governo federal lançou o “Guia sobre uso de dispositivos digitais - Crianças, Adolescentes e Telas”, com linguagem acessível e ilustrações, promovendo uso consciente dos dispositivos.